De acordo com o Professor Felipe Aquino, a quaresma significa os quarenta dias que Cristo jejuou e rezou antes de enfrentar as tentações do demônio no deserto, por isso a Igreja quer ensinar como vencer as tentações de hoje através da quaresma. Ela inicia na quarta-feira de Cinzas, quando o sacerdote coloca um pouquinho de cinzas sobre a cabeça dos fiéis na missa. Esse gesto significa a lembrança de que um dia a vida termina neste mundo, “voltamos ao pó”, prova disso é o que está escrito em Gênesis 2, 19; quando Deus disse a Adão: “És pó, e ao pó tu hás de tornar”.
O professor Felipe Aquino ainda ressalta que esse gesto da Igreja, leva o cristão a lembrar que está de passagem no mundo e que a vida de verdade, sem fim, começa depois da morte; e que, portanto, devemos viver em função disso. As cinzas humildemente nos lembram que após a morte prestaremos contas de todos os nossos atos, e de todas as graças que recebemos de Deus nesta vida, a começar da própria vida, do tempo, da saúde, dos bens, etc...
Ele lembra também que durante o tempo da quaresma, é recomendado que haja forte meditação da bíblia, a vida dos santos e viver um pouco de mortificação como cortar um doce, bebida, alguma diversão, etc. Sempre com a intenção de fortalecer o Espírito para vencer as fraquezas da carne. Jesus mesmo recomendou: “Vigiai e orai, porque o Espírito é forte, mas a carne é fraca”. Além disso, durante a quaresma também é recomendado, a confissão, a reflexão da paixão de Cristo e a participação da Santa Missa que é a prática mais importante da fé católica, e que se possível, participar todos os dias durante a quaresma.