AMOR E PERDÃO

As duas palavras do título, amor e perdão, estão envolvidas com o termo “misericórdia”, que ultrapassa os limites dos seres humanos. Quem ama consegue perdoar e mudar nas suas atitudes de vida, na forma de acolher e conviver com as pessoas de sua relação.
Não é fácil uma história marcada por incompreensões, gestos de escravidão, sem liberdade e vazio de solidariedade. Só o amor e o perdão serão capazes de criar formas novas e saudáveis na convivência, dando sentido e perspectivas de esperança para uma comunidade.
O termo “conversão” ocasiona um coração novo e recria valores capazes para superar todo tipo de egoísmo e de fechamento individualista. Não consegue viver bem quem não enxerga os comportamentos misericordiosos de perdão e as virtudes de vida e amor nos outros.
Estar em comunhão com as pessoas é um fato louvável de superação dos limites da própria individualidade. Apesar do nosso próprio jeito de ser, somos seres sociais e abertos para relacionamentos fraternos para ajudar na convivência.
A incapacidade para perdoar e amar é fonte de incompreensões e tristeza. Isto revela mesquinhez do amor humano e um coração totalmente abafado pelo egoísmo e fechado para a ação do Espírito misericordioso. É total prática insensibilidade para com a graça de Deus.
Corremos o risco da busca de uma falsa felicidade, caindo no vazio e na perda de dignidade. É idolatrar coisas falsas, bens de consumo e desprezar o que é mais fundamental e gerador de verdadeira felicidade, que passa pelo perdão e pelo amor.
Nem sempre merecemos o perdão de Deus, mas experimentamos a sua bondade quando temos um coração arrependido e aberto para Ele e para o irmão. Longe de Deus não existe verdadeira alegria, porque isto significa estar longe de nós mesmos.
Na visão cristã, o amor é mais forte do que a morte. Por isto falamos da festa do perdão e da misericórdia, termos pouco levados em conta pela nova cultura. Só assim podemos partilhar uma mesma esperança de dias melhores e menos violentos.
Dom Paulo Mendes Peixoto


3 comentários:

Anônimo disse...

QUEM NÃO ESTA PARTICIPANDO DO SEMINARIO DE VIDA NO ESPIRITO SANTO ESTA SIMPLESMENTE PERDENDO UMA COISA MARAVILHOSA UMA OPORTUNIDADE EXCELENTE PARA NOS COLOCAR INTEIRAMENTE AO SERVIÇO DO PAI.
O SEMINARIO ESTA MUDANDO A VIDA DE MUITAS PESSOAS, TRAZENDO CONHECIMENTOS MUITO UTEIS PARA NOS.
PARTICIPE VOCÊ TAMBEM.

Anônimo disse...

FOI MARAVILHOSO O SEMINARIO DE VIDA, APRENDI MUITAS COISAS.
TIVE A GRAÇA DE IR EM TODAS AS 09 SEMANAS. CADA SEMANA UM ASSUNTO MAIS INTERESSANTE QUE O OUTRO, FOI EMOCIONANTE SENTIR A PRESENÇA DO ESPIRITO SANTO.
PARA MIM O DIA MAIS ESPECIAL FOI O DIA DA CURA, POIS PUDE SENTIR A PRESENÇA REAL DE JESUS NA HOSTIA SAGRADA.
NA ULTIMA SEMANA (10ª) FOI DE CHORAR DE ALEGRIA POR CAUSA DOS TESTEMUNHOS, O TESTEMUNHO DA CLAUDIA FOI O QUE MAIS ME TOCOU, POR QUE CONHEÇO TANTAS PESSOAS DOENTES MAS ELAS NÃO QUEREM NEM SEQUER SENTIR O AMOR DE JEUS. REZO MUITO POR ELAS MAS PENSO QUE JESUS QUER OUVIR ELAS PEDIR A A CURA. E A CLAUDIA É E SEMPRE SERÁ UM GRANDE TESTEMUNHO DO AMOR DE DEUS POR NOS.
ESPERO QUE NÃO DEMORE TER OUTRO SEMINARIO.
GOSTARIA DE SABER POR QUE QUE AQUI NO CENTRO NÃO TEM MAIS CERCO DE JERICO?
APROVEITO PARA TRANSMITIR UM CONVITE FEITO PELA EVANILDA, A QUEM QUER CONHECER UM POUCO MAIS DA PALAVRA DE DEUS, Á IR NA CASA POROQUIAL SANTO ANTONIO NESTA SEGUNDA FEIRA ( 13) A PARTIR DAS 19 HORAS, E LÁ PODE TER CERTERZA QUE O DIVINO ESPIRITO SANTO TE UNGIRÁ, E VOCÊ APRENDERÁ MUITAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS COISAS BOAS.
VALE A PENA.

Anônimo disse...

fico muito triste em saber que o grupo de oração do luzia augusta esta quase acabado, será porque?
sempre em minhas orações eu peço pelos grupos de oração, para que as pessoas que coordenam estes grupos recebam os dons do Espirito santo em especial o dom da humildade e sabedoria, é atraves destes grupos que encontramos forças para prosseguir e tambem perseverança em nossa fé.agradeço a Deus a oportunidade de estar participando de um grupo de oração.
E em especial peço a Deus muita benção e união para todos so servos de todos os grupos.